top of page

Como saber se está na hora de contratar um cuidador?


Certamente, na família de todos os brasileiros das grandes cidades, em algum momento surge esse questionamento. Quando é a hora de contratar um cuidador para meu avô, avó, tia, tio, pai ou mãe, ou qualquer parente ou pessoa próxima, cujo você tenha amor e preocupação.

Em muitos casos o idoso, até então considerado independente, passa a ter a perda da força motora e/ou de memória, isso vai acontecendo de forma tão gradativa, que no decorrer da vida não percebemos, mas pequenos sinais ou incidentes podem nos alertar para essa importante questão.



Quando é a hora de se contratar um cuidador de idosos?

Em muitos casos, a família começa a notar, que o idoso já apresenta dificuldades em cozinhar para si mesmo, para fazer seu próprio supermercado ou até já sofreu algum acidente dentro de sua casa.

Este é um momento delicado, pois pode existir a resistência e negação do idoso de reconhecer que já não tem a mesma independência de anos atras, e muitas vezes a própria família passa a negar a existência desta necessidade, até pelo fato de que a família precisa resolver o problema em conjunto.

Cerca de 2/3 dos idosos chegará a um ponto de dependência, já no final da vida, e normalmente vão precisar de outros para realizar tarefas simples, como tomar banho ou se vestir.

A negação da família e do próprio idoso se dá pelo fato de vivermos em uma cultura onde a auto-suficiência é valorizada desde a infância, como se tivéssemos que nos afirmar para a sociedade o tempo todo.



Qual a importância de um cuidado profissional?

Quando a carga de trabalho que o idoso dá à família, começa a se tornar excessiva e sobrecarrega algum familiar, ou quando o idoso apresenta alguma patologia que lhe coloque em risco, está na hora de contratar um profissional para realizar os cuidados do idoso.

Muitas vezes, o idoso apresenta algum grau de fragilidade, perda de memória ou até algum grau de demência progressiva, relacionadas a doenças como Alzheimer e Parkinson, e nestes casos o acompanhamento passa a ser essencial para garantir a segurança e qualidade de vida do idoso.

O cuidador ou cuidadora é um profissional certificado e treinado para lhe dar com todas as adversidades provocadas pela dependência de outro ser humano. Ele está ali para exercer um trabalho profissional, deixando a família mais tranquila e trazendo melhor qualidade de vida ao idoso.


Existem algumas pontos importantes no universo do idoso, que a família precisa observar e se atentar, caso haja alguma anormalidade:

  • A casa do idoso continua arrumada?

  • Tem comida na geladeira?

  • Os remédios estão sendo tomados nas doses certas?

  • Armários e gavetas estão desorganizados?

  • O idoso sofreu alguma queda dentro de casa?

  • Existe algum relato de dificuldade de se lembrar de um caminho que até então era feito com facilidade?

  • O idoso ainda pode dirigir?

  • Mantém algum meio social em que pode interagir com outras pessoas?

  • O idoso parece ter alguma dificuldade motora que antes não apresentava?

  • A avaliação de um geriatra apresentou alguma doença progressiva?

  • O idoso perdeu peso repentinamente?


Como encontrar e contratar um cuidador de idosos?

O profissional que será contratado precisa ter experiência como cuidador de idosos, e todas as certificações necessárias para exercer tal função.


Mas aonde você poderia encontrar a pessoa mais indicada para fazer esse serviço? Convido vocês a conhecerem mais a fundo a VIVAZ CUIDADORES DE IDOSOS.

Todo esse trabalho de seleção e análise de perfil é feito pela Vivaz, então quando nossos clientes fecham contrato conosco, eles não precisam se preocupar com mais nada. Toda a seleção, montagem de escala, eventuais substituições, plantões extras, tudo isso é função da Vivaz fazer. Isso trás uma comodidade e um conforto muito grande para quem está contratando.

Todos os nossos cuidadores são certificados por cursos com cargas horárias compatíveis as funções exercidas. Checamos antecedentes criminais, perfis nas redes sociais, carta de referência de trabalhos anteriores. Realizamos também, um processo seletivo criterioso, que se inicia com analise curricular e termina em uma entrevista aprofundada. Monitoramos todos os trabalhos desempenhados por casa cuidador, colhemos feedback deles e das famílias, para que todo serviço seja prestado com excelência.


Lembre-se, envelhecer é natural, gradativo e um processo contínuo. É preciso reconhecer e adaptar-se a esta fase.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page