top of page

NOVEMBRO AZUL


E o mês de outubro chegou ao fim.

Fizemos uma publicação no mês passado, falando sobre a campanha Outubro Rosa, vinculada ao combate do câncer de mama, através do autoexame, e de consultas com médicos especialistas.

Adentramos novembro, com novas publicações sobre assuntos gerais ligados a saúde, para continuar entretendo nossos leitores e/ou clientes, além de auxiliar no processo de disseminação de informações de utilidade pública.

Juntamente com o início do mês, começamos nossa mobilização por essa causa tão especial, que é tema desse post, o Novembro Azul.


O Que é o Novembro Azul?

É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Câncer de Próstata

(Fonte: Site oficial do INCA / www2.inca.gov.br)


A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer de terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do pais e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando –se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.


4 perguntas e respostas sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce


(Fonte: Equipe Oncoguia e Dr. Carlos Sacomani, urologista, doutor em ciências pela Universidade de São Paulo e diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologista)


Porque todo homem precisa saber o que é o PSA?

Porque o nível aumentado dessa proteína no sangue pode indicar doenças na próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a coleta do PSA para homens com mais de 50 anos e para aqueles com mais de 45 a, quando forem afrodescendentes ou tiverem parentes próximos com câncer de próstata.

O PSA não faz diagnóstico da doença. Ele estratifica o risco de maneira que, quanto maior seu valor (principalmente a partir de 2,5ng/ml), maior a probabilidade de um problema existir.


* O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório.


Como é feita a detecção precoce do câncer de próstata?

Para alguns tipos de câncer ,o rastreamento pode diagnosticar o câncer em um estágio inicial, quando é mais fácil de ser tratado. O câncer de próstata pode ser diagnosticado antes de qualquer sintoma apenas pela quantidade do antígeno prostático específico (PSA) no sangue do homem. Outra maneira de diagnosticar o câncer de próstata é o exame de toque retal. Se os resultados de um desses testes forem anormais, é feito um teste adicional para investigar as razões das alterações apresentadas.


Quais são os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode provocar micção frequente; fluxo urinário fraco ou interrompido; impotência; vontade de urinar frequentemente à noite; sangue no líquido seminal; dor ou ardor durante a micção; fraqueza ou dormência nas pernas ou pés e a perda do controle da bexiga ou do intestino. Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos. É importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.


Existe algo que eu possa fazer rotineiramente para evitar a doença?

A melhor recomendação é manter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos, para a obtenção de uma vida saudável. Dietas ricas em certos produtos, como tomates, vegetais crucíferos, soja, cebola, feijão e outras leguminosas, peixes, repolho, brócolis e couve-flor, podem estar relacionadas a um menor risco de câncer de próstata. De qualquer maneira, o homem deve conhecer seus fatores de risco e antecedentes familiares, assim como deve realizar visitas programadas ao médico para realização de check ups e consequente diminuição do risco da doença.






Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page