top of page

Medicação na hora certa

No dia a dia dos idosos, a medicação é parte importante da rotina, afinal permitem, além de manter doenças sob controle, uma melhor qualidade de vida, com conforto e, principalmente, sem dores.


Remédio para idosos


A organização do horário de diferentes medicamentos exige organização e método. O importante é que todos os medicamentos sejam tomados à mesma hora, todos os dias. Essa é a regra de um tratamento bem-sucedido. O trabalho de um cuidador de idoso inclui a organização dos medicamentos em local fresco e seco, e dependendo da necessidade, podem ser previamente divididos em caixas com divisórias: café da manhã, almoço, jantar e deitar.


A programação de um despertador para marcar a hora da medicação é uma prática muito usada e que garante confiabilidade, inclusive para o próprio idoso que se sente mais seguro. Se for sair de casa com o idoso, o cuidador deve levar as doses estipuladas para o período em que forem ficar fora.


É sempre aconselhável fazer uma lista com todos os medicamentos do idoso com a respectiva indicação, e os horários de serem ministrados. Esses impressos também

registram o histórico médico.


 

Hora do médico


Cuidadora de idosos

O cuidador também pode acompanhar a visita do idoso ao médico. É uma forma de acompanhar qual o seu estado de saúde, e quais os tipos de medicamentos vai necessitar, além da indicação de cada um. Nessa hora é o momento para perguntar: qual é a dose diária recomendada e durante quanto tempo. Entender como pode ser feito o fracionamento do medicamento também é muito importante, assim como se os comprimidos podem ser esmagados para facilitar a ingestão. É sempre bom estar ciente dos efeitos colaterais e riscos de interações com outros medicamentos.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page